Marketing de afiliados: O que é e como começar – 2024 (Atualizado)
Marketing de afiliados é um modelo de marketing no qual editores de terceiros promovem os produtos ou serviços de um comerciante e recebem uma porcentagem das vendas ou tráfego na web feito como resultado. Geralmente é considerado uma parte fundamental do marketing digital moderno.
Como funciona o marketing de afiliados?
O marketing de afiliados envolve quatro atores principais, que desempenham um papel único no processo de marketing:
- O afiliado (ou “editor”): O indivíduo ou entidade que promove o produto ou serviço do comerciante.
- O comerciante: O indivíduo ou entidade que vende o produto ou serviço que o afiliado promove.
- A rede de afiliados: Um intermediário entre um afiliado e o programa de afiliados de um comerciante. Embora afiliados e comerciantes possam se conectar sem uma rede de afiliados, é um canal comum para esses relacionamentos.
- O cliente: A pessoa que compra um produto através de um afiliado. Os comerciantes se associam aos afiliados para alcançar a audiência do afiliado e convertê-los em clientes.
Um afiliado pode se conectar com comerciantes através de programas de marketing de afiliados. Depois de fazer algumas conexões iniciais através de um programa, o afiliado pode ser capaz de encontrar outros comerciantes apropriados e gradualmente construir uma ampla rede de parceiros de marca em uma indústria específica. Por exemplo, um programa de marketing de afiliados pode sugerir uma variedade de produtos de tecnologia para um afiliado que analisa celulares. O afiliado pode então construir uma rede dentro dessa indústria e focar em alcançar novos clientes interessados em produtos de tecnologia.
De vez em quando, um afiliado e um comerciante se conectam organicamente através de abordagem direta. Por exemplo, um comerciante que fabrica formas de bolo pode se conectar com um afiliado que escreve em um blog sobre culinária para colocar seu produto na frente da audiência do afiliado de entusiastas da culinária.
Exemplos de marketing de afiliados
Você provavelmente já viu exemplos de marketing de afiliados antes, mesmo que não tenha percebido. O motivo é simples: o marketing de afiliados mais eficaz costuma estar associado a conteúdo de qualidade que os leitores gostam e acham útil. Embora possa ser tentador promover vários produtos para fazer vendas e gerar tráfego para os comerciantes, os afiliados que desenvolveram confiança com seu público, destacando produtos de qualidade nos quais acreditam, têm mais chances de inspirar os membros do público a fazer uma compra. Em outras palavras: qualidade e relevância vendem.
Como começar no marketing de afiliados
Pronto para começar a sua jornada? Siga os passos abaixo para facilitar o processo.
Escolha o seu nicho.
Os afiliados são valiosos para os comerciantes porque podem alcançar públicos específicos compostos por potenciais clientes. Quanto melhor você definir seu mercado-alvo, mais fácil será construir uma plataforma de afiliados e criar conteúdo original que atenda às necessidades de seu público.
Idealmente, o nicho em torno do qual você constrói seus esforços de marketing de afiliados deve estar relacionado aos seus interesses e aos de um público significativo e carente de atenção. Ao gerar ideias, faça pesquisas com o Google Trends para descobrir o que as pessoas estão buscando na internet e que possa se correlacionar com o tema do seu nicho.
Nesta fase exploratória, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Qual é um tema, hobby ou área que me interessa muito e que atualmente não está sendo atendido?
- Quais produtos físicos ou digitais eu uso que eu gostaria de promover para os outros?
- Como posso adicionar um novo ângulo ou perspectiva a um tópico com muita concorrência?
- Que tipo de conteúdo eu gostaria de criar que me permitiria atender a esse nicho e usar minhas habilidades?
Escolha um canal de marketing que combine com o seu nicho.
Depois de decidir sobre o tópico, o público e os produtos que sua marca de marketing de afiliados cobrirá, você deverá decidir sobre um canal marketing channel.
Embora a criação de um site de avaliação dedicado, como o OutdoorGearLab, seja uma abordagem popular, você também pode fazer marketing de afiliados em plataformas de mídia social como o Instagram. Você pode descobrir que um canal é mais apropriado para suas metas de marketing de afiliados do que outros ou que uma abordagem de marketing multicanal ou omnicanal é melhor.
Algumas abordagens e canais comuns incluem:
- Um site dedicado à revisão de produtos especificamente orientado para oferecer aos leitores insights sobre os produtos.
- Um site ou blog cobrindo um tópico específico que inclui links para produtos afiliados relevantes em artigos ou postagens sobre esse tópico.
- Plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, Twitter ou YouTube, onde você posta conteúdo relacionado aos produtos e marcas que você promove.
3. Junte-se a uma rede de marketing de afiliados.
As redes de afiliados conectam afiliados e comerciantes. Embora nem sempre seja necessário se juntar a uma rede de afiliados, você provavelmente descobrirá que isso facilitará a construção de relacionamentos com comerciantes e, em última análise, aumentará seu potencial para ganhar comissões de afiliados.
O tipo de rede de afiliados ou programa de marketing que você participar dependerá do tipo de produtos em que seu público está interessado. Na verdade, diferentes tipos de programas de marketing de afiliados oferecem uma gama de produtos e serviços de indústria para indústria. Para otimizar suas chances de sucesso, pesquise redes e programas que melhor se adaptam ao seu produto e público-alvo.
4. Expanda sua rede.
Criar uma plataforma de marketing de afiliados de sucesso leva tempo e dedicação. Para aumentar o tamanho geral do seu público, no entanto, é útil usar uma combinação de abordagens de marketing digital, incluindo:
- Marketing de conteúdo
- Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)
- Marketing nas redes sociais
- Listas de e-mail
Por exemplo, você pode descobrir que uma combinação de explosões de e-mail oportunas e conteúdo de SEO melhorará seus esforços de marketing mais do que qualquer um por si só.
5. Seja consistente e domine suas habilidades.
Além de dedicar tempo e dedicação, o marketing de afiliados também emprega uma ampla gama de habilidades, incluindo:
- Realização de pesquisas de mercado para entender seu público
- Analisar o cenário competitivo para saber onde você está entre outros profissionais de marketing afiliados em seu nicho
- Melhorar as habilidades de escrita para transmitir ideias e informações por meio de um blog, legenda de mídia social ou explosão de e-mail
- Melhorar suas habilidades de apresentação para transmitir ideias e informações por meio de um conjunto de slides, palestra ou transmissão ao vivo
- Melhorar as habilidades de videografia para criar vídeos que encantam, entretêm e educam seu público
- Aprender design gráfico para gerar gráficos atraentes relacionados aos produtos que você promove e à mensagem que você transmite
- Aprender análise de dados e análise de marketing para entender como suas campanhas de marketing de afiliados funcionam
- Usando software, como ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), para acompanhar seus dados de marketing, vendas e experiência do cliente
A combinação exata de habilidades que você emprega em sua busca de marketing provavelmente dependerá da plataforma que você construir, do público com o qual você se conecta e da abordagem que você decide adotar. Por exemplo, se você administra um canal do YouTube que analisa brinquedos colecionáveis, provavelmente precisará de uma combinação de produção de vídeo, apresentação e habilidades de marketing de mídia social. No entanto, se você estiver executando um site que apresenta apenas avaliações escritas de brinquedos colecionáveis, provavelmente precisará se concentrar em expandir suas habilidades de marketing de conteúdo.
Com o tempo, você pode começar a usar todas essas habilidades e muito mais, à medida que trabalha para impulsionar o tráfego, produzir conteúdo atraente e aumentar as vendas de afiliados.
Assista a este vídeo para obter ideias sobre como você pode criar um funil de marketing que o ajude a alcançar seu público.
Dicas de marketing de afiliados
Ao começar a configurar seu negócio de marketing de afiliados, siga estas dicas para aproveitar ao máximo seus esforços.
Estude estratégias de marketing de afiliados.
Manter-se a par das mais recentes estratégias de marketing de afiliados pode permitir que você aproveite ao máximo seu tempo e recursos e, finalmente, ganhe mais renda de afiliados. As estratégias podem incluir oferecer um webinar sobre um tópico específico e promover produtos afiliados durante o webinar ou criar uma lista de assinantes de e-mail.
Considere as recompensas que você pode ganhar.
Quando você sabe quais recompensas estão disponíveis para você através de diferentes programas de afiliados, você pode escolher quais marcas podem ajudá-lo a alcançar suas metas de renda de afiliados. Certifique-se de perguntar aos parceiros em potencial sobre a taxa de comissão que eles oferecem, bem como outras recompensas pela venda de produtos, e considere esses detalhes em sua estratégia geral de afiliados.
Crie um painel de afiliados.
Um painel de afiliado é uma interface baseada na web que um parceiro ou programa afiliado fornece para que você possa ver o desempenho de suas campanhas, gerar links de referência, monitorar seus ganhos e pagamentos e muito mais. Ao estabelecer parcerias de marketing de afiliados com marcas, pergunte sobre o painel que elas fornecem e as informações que você pode rastrear.
Cultivate strong relationships.
Dado que o marketing de afiliados tem tudo a ver com relacionamentos, você vai querer tomar medidas para fortalecer as relações que você tem com seu público e as marcas que você promove. Você pode fazer isso mantendo-se atualizado sobre os últimos desenvolvimentos, produtos e iniciativas das marcas para que possa comunicar informações precisas ao seu público.