Top 7 Steps to Start and Run A Web Hosting Business in 2024 (Updated)

Top 7 Passos para iniciar e executar um negócio de hospedagem na Web em 2024 (Atualizado)

A fim de vender um gerenciador de hospedagem Web para seus clientes, você não precisa começar uma empresa de milhões de dólares. Se você é um desenvolvedor web procurando expandir seu negócio, oferecendo serviços de hospedagem web para seus clientes, oferecer esses serviços pode ser ideal para o seu negócio de hospedagem e clientes.

Como proprietário de vários sites agora, passei muito tempo pesquisando como construir seu próprio negócio de hospedagem na web. Neste artigo, vou dar dicas de negócios de como criar uma empresa de hospedagem sem quebrar o banco.

Resumo Rápido

  • ✅ Existem várias razões para começar um negócio de hospedagem na web, incluindo a simplicidade e o dinheiro adicional que pode fornecer. É um ótimo upsell para um negócio já digital oferecer uma empresa de hospedagem.
  • ✅ Tudo o que você precisa para iniciar um negócio de hospedagem na web é um site para que os clientes possam encontrá-lo e pesquisar suas ofertas de hospedagem.
  • ✅ Usar revenda de hospedagem para o seu negócio de hospedagem na web pode ajudá-lo a começar a oferecer planos de hospedagem de revendedor sem investimento significativo ou conhecimento de programação.
  • ✅ Você pode começar um negócio de hospedagem na web identificando seu nicho, pesquisando concorrentes, escolhendo seu tipo de servidor, projetando seu plano de negócios e muito mais.

O que é um negócio de hospedagem na Web?

Um negócio de hospedagem na web é um serviço on-line que permite aos usuários publicar seus sites na internet. Uma empresa de hospedagem aluga o espaço em um servidor onde você pode armazenar todos os arquivos que você precisa para o seu site [1].

What Is A Web Hosting Business?

Como funciona uma empresa de hospedagem na Web?

Uma empresa de hospedagem na web executa um servidor que hospeda seu site e o mantém funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana para seus visitantes. Quando um usuário digita um nome de domínio em sua barra de endereços, o servidor dedicado da empresa de hospedagem irá transferir todas as informações necessárias para carregar seu site para o usuário.

As empresas de hospedagem na Web garantem que o site de um usuário funcione como deve e tenha a melhor segurança.

Razões para começar sua própria empresa de hospedagem

Existem alguns excelentes benefícios em se juntar à indústria de hospedagem, incluindo [2]:

1. É simples

Os provedores de hospedagem na web fazem a maior parte do trabalho. Eles lidam com problemas técnicos, mantêm o serviço funcionando de forma consistente e muito mais.

Customer Service and Technical Support Illustration
Reasons To Start Your Own Hosting Company

Tudo o que sua hospedagem precisa fazer é manter seus clientes felizes e fornecer hospedagem dedicada a eles e seus negócios. Uma vez que os sites estão em execução, eles não precisam de muito esforço para manter.

2. Dinheiro adicional

Começar seu próprio negócio de hospedagem pode adicionar dinheiro extra aos seus bolsos sem deixar seu emprego diário ou lidar com uma grande quantidade de trabalho.

Além da configuração inicial e do cadastro de um novo cliente, o esforço que você precisa colocar no seu negócio lucrativo é baixo. Um preço baixo para cobrir seus custos e trazer fluxo de caixa pode ajudar a manter os preços simples para os clientes existentes.

3. Grande opção de upsell para uma empresa digital

Se você já administra um negócio, como um web design, adicionar uma opção de conta de hospedagem ao seu pacote pode tornar seu serviço uma solução completa em comparação com outras empresas de hospedagem.

Web design

Oferecer hospedagem para novos clientes e existentes em seus servidores dedicados sem ter que gerenciar provedores de hospedagem de revendedores separados e gerenciar usuários independentes pode simplificar o gerenciamento de contas e instalações de software.

O que você precisa para começar um negócio na indústria de hospedagem?

Se você quiser começar a fornecer serviços de hospedagem, você não precisa de muito. Você não precisa de um data center ou um servidor privado virtual em sua sala de estar; você nem precisa de conhecimento de sistemas e como eles funcionam.

O que você precisa é de um site para que seus clientes possam encontrá-lo e ver o que sua empresa de hospedagem oferece. O plano ideal é começar com um plano de hospedagem de revenda e, à medida que seu negócio de hospedagem cresce, você pode mudar para um servidor privado virtual ou seu próprio servidor dedicado. Fazê-lo desta forma reduz o seu investimento inicial através de serviços de alojamento de revendedores.

Ao usar um negócio de revenda de hospedagem, você pode iniciar sua hospedagem na web sem ter conhecimento do sistema e um custo mínimo de investimento.

Reseller Hosting

Você também precisará de um sistema para automatizar pedidos e faturamento e um plano para gerenciar tickets de suporte.

O que é um serviço de hospedagem de revendedor?

As empresas de hospedagem de revenda permitem que você venda serviços de hospedagem rotulados para clientes com seu nome de marca. É a melhor opção para começar seu próprio negócio de hospedagem sem gastar um braço e uma perna gerenciando um servidor.

Revendedor de hospedagem compra planos de hospedagem; geralmente, VPS hospedagem de um provedor de hospedagem por um preço de atacado e subloca-lo para outros, dividindo o espaço de hospedagem por cliente individual.

Coisas a considerar antes de iniciar o negócio de hospedagem

Há algumas dicas a serem consideradas ao iniciar seu serviço de hospedagem:

  1. Nem todo serviço de hospedagem de revendedor é criado igual. Certifique-se de escolher o revendedor certo que atenda às necessidades do seu negócio.
  2. Escolha um revendedor que permita planos de revendedor de marca branca, o que significa que seus clientes não perceberiam que estão usando um serviço de hospedagem de revendedor.
  3. Certifique-se de que o plano de hospedagem do revendedor ofereça suporte técnico contínuo. Se não o fizerem, você terá que fornecer seu próprio suporte ao cliente e serviços técnicos.
  4. Decida quanto você quer cobrar por seus planos de hospedagem de revenda.
Credits: Bryce Matheson

Passos para iniciar seu próprio negócio de hospedagem na Web

Começar seu próprio negócio de hospedagem é relativamente simples. As etapas a seguir colocarão sua empresa em funcionamento rapidamente [3]:

1. Encontre seu nicho

Os servidores são um produto de alta demanda, o que pode aumentar a quantidade de concorrência que você enfrentará. No entanto, se você segmentar um grupo específico de pessoas dentro do mercado de hospedagem compartilhada, poderá expandir e expandir seus negócios.

Finding Niche

Um dos principais fatores para determinar o sucesso como um negócio de hospedagem na web é se você pode trazer recursos exclusivos para o seu plano de hospedagem de revendedor. Recursos especiais, como preços incomparáveis ou segmentação de um setor específico, podem ajudar sua empresa a se destacar.

Seja qual for o nicho que você escolher para sua hospedagem, você precisa defini-lo antes de entrar em outros detalhes do seu negócio de hospedagem na web.

2. Pesquise Concorrentes da Indústria

Depois de decidir sobre o seu nicho, você precisa pesquisar concorrentes do setor dentro desse nicho para se separar. Pesquisar concorrentes do setor permite identificar o que eles fazem bem e o que falta para que você possa fornecer o que lhes falta.

Research

Entender o que funciona para seus concorrentes pode lhe dar uma vantagem distinta com seus clientes e também revelar táticas de marketing exclusivas e ofertas de produtos que você pode usar.

3. Escolha seu servidor

O próximo passo é escolher seu servidor. Existem várias opções diferentes, incluindo:

  • 👉 VPS: A hospedagem de servidor privado virtual oferece pequenos ambientes virtuais dentro de um grande servidor. Um VPS é uma solução para empresas que estão começando seus negócios, pois permite que você hospede sites, e-mails ou pequenos jogos por menos de um servidor de recursos dedicado.
  • 👉 Dedicado: Servidores dedicados são melhores para clientes que precisam de processamento extensivo ou que desejam criar seu próprio VPS. Servidores dedicados podem ser ideais para hospedagem de jogos, permitindo que sua empresa desenvolva pequenas soluções de hospedagem de jogos virtuais para clientes.
  • 👉 Servidor de nuvem privada: a hospedagem de servidor em nuvem dedicado elimina a necessidade de dimensionamento e infraestrutura. A hospedagem em nuvem privada é uma opção de baixo custo em comparação com um servidor dedicado. Eles fornecem os benefícios de um servidor dedicado, incluindo o desempenho máximo durante o grande tráfego e a capacidade de aumentar ou reduzir a escala rapidamente. No entanto, essas soluções podem ficar caras e não são ideais para iniciar um negócio de hospedagem na web.
  • 👉 Servidor de nuvem pública: um servidor de nuvem pública é escalável e acessível e usa recursos em diferentes servidores por meio da virtualização. Esses servidores ajudam suas equipes a atender aos resultados finais de software e garantir testes de qualidade e alta escalabilidade.

4. Projetar um modelo de negócio

Depois de chegar ao estágio de projetar seu modelo de negócios, você precisa considerar branding, preços e seu web design.

  • 👉 Branding: o branding para o seu modelo de negócios inclui fatores como seu logotipo, nome da empresa, declaração de missão, valores fundamentais e muito mais. Você também precisará considerar seu nome de domínio, que deve ser fácil de localizar e adicionar às estratégias de SEO.
  • 👉 Preço: Entender quanto custa o seu servidor e quanto você precisa cobrar para ter lucro permitirá que você concorra dentro do seu nicho. Você também precisará considerar os preços dos concorrentes [4].
  • 👉 Site Design: Como uma empresa digital, seu site é sua vitrine. A qualidade do seu site pode fazer ou quebrar o seu negócio. Trabalhar com um desenvolvedor da Web pode garantir que seu site siga os padrões de qualidade e corresponda à mensagem da sua marca.

5. Crie seu site de hospedagem

O site de hospedagem será seu cartão de visitas. Sem o seu site, será difícil encontrar clientes. WordPress é o CMS mais utilizado para criação de sites; no entanto, você pode usar qualquer CMS com o qual tenha experiência. O desafio é trazer visitantes para o seu site e torná-lo conhecido por seus clientes.

Wordpress Homepage

Você precisará incluir preços, um carrinho de compras com um link direto, uma política de privacidade e muito mais para seu site de hospedagem.

Todo mundo acha que seu site está acima da média.” -Matt Cutts, Engenheiro de Software e Administrador, Serviço Digital dos Estados Unidos.

6. Inicie a equipe de atendimento e suporte ao cliente

O atendimento e o suporte ao cliente são fatores essenciais em qualquer negócio. Ao administrar um negócio de hospedagem na web, parte do apelo para os clientes é que eles não precisam se preocupar com problemas técnicos com seus sites.

Se você não for capaz de fornecer o serviço ao cliente de que precisa, seus clientes podem deixá-lo para outra opção de hospedagem. O atendimento ao cliente deve ser uma prioridade para o seu negócio de hospedagem, e é crucial que sua equipe de suporte seja experiente e fácil de alcançar.

7. Use o software de faturamento

Usar software de faturamento para sua empresa de hospedagem na web pode ajudar a automatizar operadores.

Billing

Se quisermos criar um negócio digno desse nome, precisamos automatizar as operações primárias. Coletar pagamentos, enviar faturas e enviar lembretes de cobrança pode ser tedioso para um novo negócio.

O software de faturamento automatizado com um painel de controle cPanel permite fácil integração e dá aos seus clientes a capacidade de receber suporte ao cliente para o software através de tickets, e-mails ou em um portal do cliente.

O que evitar ao iniciar sua empresa de hospedagem na Web

Ao iniciar sua empresa de hospedagem na web, você precisa entender as necessidades do seu cliente e suas capacidades de negócios. Você só deve oferecer serviços que você sabe que pode entregar. Por exemplo, não pretenda fornecer hospedagem VPS quando você não o faz apenas porque um concorrente o faz.

Outra regra é manter suas ofertas de hospedagem o mais simples possível. Tentar oferecer muitos serviços pode somar, complicar demais o seu negócio e incentivá-lo a expandir muito rapidamente.

Ao escolher um servidor, lembre-se de que nem todo servidor é para todas as situações. Considere as necessidades de seus clientes e baseie sua decisão em um servidor em seu modelo de negócios e nicho.

Perguntas Frequentes :

Um negócio de hospedagem na Web é tipicamente lucrativo?

Um negócio de hospedagem na web pode ser muito lucrativo, desde que você tenha um bom plano de negócios. 
Escolher seu nicho e preencher lacunas que seus concorrentes têm pode aumentar a receita. 
A quantidade de renda que você pode fazer depende do tipo de plano, provedor de hospedagem e quanto você cobra de seus clientes por uma conta de hospedagem.

Quanto custa um negócio típico de hospedagem na Web?

A hospedagem compartilhada geralmente custa entre US $ 5 e US $ 20 por mês, um host VPS custa cerca de US $ 20 a US $ 40 por mês, e a hospedagem na nuvem pode começar em US $ 50 por mês e ser mais alta, dependendo de suas necessidades.

Web Hosting é considerado renda passiva?

Sim, hospedagem na web pode ser excelente renda passiva, desde que seja feito corretamente. Usar um plano de revenda pode permitir que você inicie seu negócio sem conhecimento técnico e muito dinheiro. Você precisa do provedor de hospedagem certo e da capacidade de comercializar seus serviços para clientes em potencial.

O que torna uma empresa de hospedagem na Web grande?

O que torna uma empresa de hospedagem na web grande é a confiabilidade do servidor, excelente tempo de atividade e segurança adequada. Seu tempo de atividade deve ser de 99% ou mais. Além disso, certifique-se de que seu site esteja acessível o tempo todo e seguro.

Posso hospedar meu próprio site?

Sim, qualquer pessoa pode hospedar seu próprio site. No entanto, hospedar seu site não economizará dinheiro, mas pode lhe dar mais controle. Hospedar seu próprio site pode, no entanto, levar muito tempo e esforço que você poderia ser dedicado ao seu pequeno negócio.

O que eu preciso para hospedar um site?

Para hospedar um site, você precisa de um servidor que precisa estar em execução constante, um endereço IP estático e manutenção regular de hardware.

Quanto custa criar e hospedar um site?

Criar e hospedar um site simples para pequenas empresas custa entre US$ 100 e US$ 500 para criar. Esse custo pode aumentar dependendo dos seus objetivos para o site. Um site personalizado pode custar milhares de dólares ou mais. Hospedar seu site pode variar entre US $ 5 e US $ 50 por mês, dependendo do serviço de hospedagem que você escolher.

Similar Posts